eSocial – Possibilidade de  “faseamento” na entrada de dados

eSocial – Possibilidade de “faseamento” na entrada de dados

Está em vias de ocorrer uma alteração no ritmo de implantação do eSocial, beneficiando substancialmente as empresas obrigadas a aderir a essa obrigação em 1º de janeiro de 2018 (aquelas com faturamento superior a R$ 78 milhões no exercício de 2016). Por decorrência as que devem fazer entrada de dados em 1º de julho também devem ser beneficiadas.

A Receita Federal admitiu, em evento em Porto Alegre, a possibilidade de que as exigências sejam cobradas de forma gradual.

Não há definições mais claras até o momento, mas pelo posicionamento assumido pelo coordenador geral do SPED, Clóvis Belbute Peres, durante um seminário sobre o eSocial promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) algo está por vir. O auditor afirmou, sobre a posição do governo, que “iremos definir como ocorrerá esse ‘faseamento’ nos próximos dias”.

Especialistas que participaram do evento comentaram que uma proposta sobre a qual já há consenso é a implantação faseada, de acordo com os tipos de eventos.

Em princípio, a primeira fase contemplará eventos de tabelas e de cadastramento inicial de vínculos; a segunda, eventos não periódicos, a exemplo da admissão, fatores de risco, afastamentos etc; a terceira, eventos periódicos, que dizem respeito à remuneração laboral; e a quarta, a substituição da GFIP como declaração para apuração da contribuição previdenciária e do FGTS.

A pouco mais de dois meses para o início da obrigatoriedade para as empresas do 1º grupo, a orientação básica aos contribuintes é fazer o saneamento e a qualificação dos dados corporativos e iniciar a entrada de dados no ambiente de testes que já está disponível.

Finalizando lembramos que, se para as empresas que já se organizaram ou estão bem adiantadas na preparação para o eSocial esse “faseamento” vem dar um certo alívio, para quem ainda está no início, ou nem começou, a pressão continua.

Até porque as datas de início não foram alteradas.

E você, já começou a se preparar?  Entre em contato conosco agora mesmo! Caso contrário, não vá reclamar depois que está atrasado … Ainda dá tempo!

alice-esocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *